Departamento Estadual do Políticas para mulheres presente na Câmara

As políticas públicas para mulheres foram debatidas neste sábado, dia 30 de maio de 2015, na Câmara Municipal de Uruguaiana. Estiveram reunidas com a diretora adjunta do Departamento Estadual, Rosangela Dornelles, a presidente do Legislativo, vereadora Jussara Osório e diversas lideranças femininas do município. O encontro foi promovido em razão da presença da autoridade no evento do PMDB Mulher sediado no plenário do Parlamento. “Propomos esta reunião por que este tema está acima de qualquer interesse partidário”, posicionou-se a presidente do Legislativo.

Na ocasião foi relatada a decisão do Governo de extinguir a secretaria da mulher para corte de gastos, com a transferência das demandas para departamento específico vinculado à Secretaria Estadual de Direitos Humanos. “Garantimos a defesa dos direitos das mulheres através do trabalho realizado pelo departamento”, frisou Rosangela.

O departamento assiste e orienta os municípios para atendimento às mulheres em vulnerabilidade, priorizando as políticas de incentivo à sua autonomia, prevenção à violência e ainda trabalha com o agressor. Entre as atividades realizadas está o fortalecimento das coordenadorias regionais, na oportunidade pleiteado para ser implantada em Uruguaiana pelas presentes, a criação de casas de abrigo para mulheres e a disponibilidade, a partir de junho, dos “ônibus lilás” para a interiorização das ações.