Cultura, esporte e políticas para mulheres são pauta entre vereadores e Governo Estadual

Parlamentares trataram de cultura, de esportes e de políticas para mulheres com Governo Estadual nessa quarta-feira, dia 10 de junho de 2015, em Porto Alegre. Através de agenda confirmada pelo vereador Rafael Alves (SDD) houve reunião com o secretário de Cultura, Victor Hugo e a presidente do Legislativo, vereadora Jussara Osório, onde foi colocada em pauta a necessidade da valorização do patrimônio jesuítico localizado em Uruguaiana.

Na ocasião foi destacado o tombamento histórico das ruínas da Estância Santiago, localizada em Japeju, fundada em 1657 pelos Padres Jesuíta e registrada como a segunda mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul. Acompanhou o encontro o historiador, Dagoberto Alvim Clos, que apresentou a fundamentação teórica para conclusão do projeto que determina o tombamento. “Precisamos equalizar a questão turística do local e suas potencialidades, para tanto, necessitamos da ajuda de todos”, afirmou Rafael. No próximo mês, equipe da secretaria de Cultura virá à Uruguaiana para tratar do assunto.

Na Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, o vereador e assessoria jurídica da Câmara estiveram em reunião com a diretora do Departamento Estadual de Política Públicas para Mulheres, Salma Farias Valencio. Durante o momento, foi reforçado o interesse do município em implantar a Coordenadoria Regional da Mulher, debatida a ampliação das políticas públicas para atendimento às mulheres em vulnerabilidade e prevenção à violência, além de apresentadas as ações de entidades de uruguaiana voltadas à proteção da saúde da mulher.

Ainda a quarta-feira, o vereador Rafael Alves esteve em visita à Fundação de Esporte e Lazer do RS (FUNDERGS) onde na presença do presidente, Cassiá Carpes, buscou subsídios sobre as modalidades e programas disponíveis para convênio que serão repassadas às entidades esportivas de Uruguaiana. Também informações sobre os planos na área até o final com ano, diante da dificuldade financeira do Estado.