Criação de Companhia de Desenvolvimento é aprovada

Na sessão ordinária dessa terça-feira, dia 11 de agosto de 2015, foi aprovado pela Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza o município a constituir Sociedade de Economia Mista, denominada Companhia de Desenvolvimento de Uruguaiana (COMDUR). Por solicitação do vereador Fernando Tarragó (PSDB), o secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, utilizou a tribuna para explanar sobre as disposições da matéria do Poder Executivo.

A COMDUR poderá atuar na prestação de serviços de higienização de ambientes, como por exemplo, às secretarias Municipais de Saúde e de Educação, com significativa redução de gastos ao erário e melhor controle dos serviços prestados. O município é principal acionista da Companhia com possibilidade de participação de entidades associativas, sem fins lucrativos.

Conforme apresentado, a Companhia poderá trabalhar na execução de serviços públicos e privados, a execução, implantação e administração de obras públicas e privadas, à indústria, comércio, importação, exportação, e nas atividades de limpeza urbana, em especial, de varrição e capina de vias públicas.

De acordo com o secretário, a iniciativa tem grande interesse público e representará grande economia aos cofres públicos. Também destacou o trabalho realizado nas Comissões Técnicas da Casa Legislativa nas discussões sobre o tema.