Criação de Banco de Materiais Ortopédicos é indicada

Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Programa Municipal Banco de Materiais Ortopédicos no município será encaminhado pela Câmara Municipal ao Poder Executivo.

A proposição do vereador Irani Fernandes (P), apresentada no dia 14 de novembro de 2019, busca organizar um espaço de recebimento de doação ou aquisição e, posterior, cessão gratuita de uso ou empréstimos dos materiais àqueles que necessitarem.

O banco deve ser constituído por equipamentos usados ou novos como cadeira de roda e de banho, muleta, andador, bengala, cama hospitalar, tipóia, prótese, entre outros, destinados ao atendimento dos casos encaminhados através do Sistema Único de Saúde (SUS)ou solicitação da comunidade carente.

Todos os dias vemos pessoas procurando por esses materiais por não possuir recursos para a aquisição, ao mesmo tempo que diversas pessoas têm eles parados em casa por não terem para quem repassar. O banco ainda possibilita a administração do material, para direcionar conforme necessidade e adaptação de cada pessoa”, esclareceu Irani.

O projeto estabelece que, após o uso, a pessoa deverá devolvê-lo nas mesmas condições em que o recebeu.