CPI realiza oitivas nesta tarde

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga questões referentes à saúde no Município ouviu, nesta tarde 29 de agosto de 2011, três depoentes, os quais foram questionados, pontualmente, sobre os cinco itens que embasaram a sua criação.

Às 15 horas, foi ouvida a Drª Cláudia Alvarez, que coordena o Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade. Aos pontos 1 (desvio de medicamentos) e 2 (legalidade dos repasses de recursos públicos para a Santa Casa de Caridade) disse não possuir conhecimento.

Quanto à não aplicação e devolução de recursos oriundos de convênios de programas federais, especificamente sobre o SAMU, a médica disse que há a carência de profissional médico no atendimento feito pela ambulância, já que o programa Samu exige um grupo de profissionais, que é formado por um médico regulador em POA, e, na ambulância, o motorista, o técnico de enfermagem e o médico e Uruguaiana não o possui.

Sobre o Programa Inverno Gaúcho, disse que o Secretário Municipal de Saúde informou que não foi disponibilizado para Uruguaiana, embora a médica o tenha solicitado para o Pronto Socorro, pois dispunha de espaço físico e havia a carência de profissionais e esse convênio proporcionaria o desafogamento da demanda no Pronto Socorro, que é majorada porque nem todos os postos de saúde estão em funcionamento.

Ao final, a doutora Cláudia agradeceu a oportunidade de colaborar e desejou que o trabalho da CPI seja realizado com sucesso no sentido de trazer melhorias para a saúde municipal.

A segunda depoente, funcionária Cláudia Bueno, responsável pelo Setor de Compras da Santa Casa, somente se manifestou sobre o não fornecimento do material solicitado para um paciente que foi a óbito e fez afirmações sobre a forma como foi requerido o material para o setor do qual é responsável, dizendo que não foi pedida a devida urgência.

Quanto aos demais itens, alegou não ter conhecimento.