CPI anuncia cronograma de oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito instituída para apurar a Concessão do Serviço de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Uruguaiana reuniu-se na manhã desta sexta-feira, dia 10 de julho de 2015. No momento, foi aprovado entre os vereadores membros da CPI os nomes e a ordem das convocações para as próximas oitivas de testemunhas.

A primeira oitiva programada será realizada na terça-feira, dia 14, a partir das 18h e 30min, onde será convocada a prestar informações a vereadora Josefina Soares. Durante o período de recesso, a Comissão trabalhará internamente conferindo a documentação recebida dos órgãos públicos e dos depoentes já ouvidos que servirá como subsídio para a elaboração preliminar do relatório.

Em agosto, dia 5, será chamada a prestar esclarecimentos sobre da regulação do serviço a Agergs, e no dia 7 a diretoria atual da Corsan. No dia 12 de agosto, será convocado o ex-diretor local da Odebretch Ambiental, Eduardo Frediane, e no dia 14 será chamado a depor o ex-procurador geral do Município e 1º Presidente da Comissão de Fiscalização do Município, o advogado Caciano Sgorla Ferreira. Na semana seguinte, no dia 17 será ouvido o ex-prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice.

No dia 19 de agosto será convidado o atual Prefeito, Luiz Augusto Furhmann Schneider, a prestar informações perante a Comissão, se assim desejar, tendo em vista que, embora as CPI`s possam tomar o depoimento de qualquer autoridade, não podem convocar para depor Prefeitos, Governadores e o Presidente da República, sob pena de desrespeitar o princípio da independência entre os poderes.

Os vereadores membros da CPI registram que, durante este período, outras pessoas ainda poderão ser convocadas a prestar esclarecimentos perante a Comissão, entretanto esta relação hoje aprovada praticamente esgota as oitivas, remetendo-se então para a elaboração do relatório final.