Corte de verbas pode acabar com Assistência Social e Câmara repudia

A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará ao Governo Federal Moção de Repúdio ao corte de 97% no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do orçamento previsto para 2018.

O documento de autoria do vereador Elton da Rocha (PP), conta com apoio dos demais vereadores e será entregue também às Casas Legislativas das cidades que compõe a região Oeste do Estado.

O corte foi anunciado pela Secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant de Carvalho. O SUAS organiza as ações da Assistência Social Básica, destinada a prevenção de riscos sociais e pessoais, a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

“Se houver esse corte, podemos considerar o fim de projetos de assistência social, com certeza um retrocesso em nosso país, tendo como sequela o aumento nos índices de famílias em situações de riscos, crianças abandonadas e a colaboração com o aumento da violência”, afirmou Elton da Rocha sobre a impossibilidade dos municípios manterem sozinhos os serviços continuados. Segundo o parlamentar, a redução orçamentária pode repercutir no fechamento de centros de assistência social como Cras e Creas.