Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal prestam informações aos vereadores

Estiveram presentes na reunião ordinária da Câmara Municipal o coordenador regional de saúde da 10ª CRS, Modesto Zuñeda, a coordenadora da Assistência Farmacêutica da 10ª CRS, Ana Lúcia Ferreira França, e o Secretário da Saúde Luiz Augusto Schneider, por convite proposto pelos vereadores Luís Gilberto Risso (PMDB) e José Clemente (PT).

Inicialmente, abordaram a questão referente à distribuição de medicamentos pelo poder público. A coordenadora Ana Lúcia falou da forma como são destinados os medicamentos para os municípios que integram a 10ª CRS, falando do cuidado que se tem com a data de validade e do tratamento igualitário dispensado aos municípios. Servidores municipais da Secretaria de Saúde, responsáveis pelo almoxarifado de medicamentos do Poder Executivo e pela farmácia central municipal, fizeram explanação sobre os procedimentos desde o recebimento, a conferência, a análise de processos e a distribuição dos remédios para os usuários.

Após serem feitos e respondidos questionamentos sobre a distribuição de medicamentos, os convidados passaram a discorrer sobre o credenciamento do serviço de alta complexidade em cardiologia pelo Sistema Único de Saúde e a possibilidade de ser retirada essa condição.

O coordenador regional de saúde destacou que a região carece do serviço desse porte e que é de suma importância que seja mantido, e salientou que o recurso destinado à 10ª CRS poderá ser destinado a outra região caso não seja tomada alguma providência para sanar o problema da substituição da equipe médica e técnica do serviço que, até o momento, não deu nenhum atendimento ao SUS e pode, a qualquer momento, perder os mais de três milhões de reais destinados ao serviço.

Pelo secretário Schneider, foi dito que o governo municipal vem buscando sanar os problemas apontados e deve ter a solução para os próximos dias.

30 de junho de 2011