Coordenadoria Regional de Educação admite falta de professores na rede estadual

A coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), Sara Elizabete Duzac Cardoso, reconheceu, nesta quinta-feira, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, a falta de professores em escolas da rede estadual de Uruguaiana. A coordenadora prestou esclarecimentos aos vereadores por requerimento da parlamentar Maria do Carmo Victorino (PT). Por proposição do vereador Rogério de Moraes (PSDB), um ofício da Comissão de Serviços Municipais e Educação será encaminhado à Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, apontando os problemas enfrentados pelo município nesta área.
Dados da coordenadoria apontam falta de professores em 10% dos colégios estaduais do município. Os problemas são maiores no Instituto Estadual Paulo Freire, na Escola Antônio Londero (Plano Alto) e no Colégio Uruguaiana. Um levantamento parcial, realizado pela vereadora Maria do Carmo Victorino (PT), porém, revela que a situação é mais grave e ocorre em outras escolas da rede. Conforme a pesquisa, há necessidade de professores e serventuários nas escolas Cirilo Zadra, Uruguaiana, Elisa Valls, João Fagundes, Ernesto Vargas, Hermeto Bermúdez, Romaguera Corrêa, Cândido Rondon, Júlio de Castilhos, Ulrich, Paulo Freire e Roberval Beheregaray.
A coordenadora adjunta da 10ª CRE, Marilaine Reges, acredita que em 15 dias o problema de falta de professores deva ser resolvido. Segundo ela, professores estão sendo remanejados, convocados, nomeados e contratados para preencher as vagas. Em Uruguaiana, há 23.869 alunos na rede estadual e 1.605 professores para atuar nas 33 escolas. Segundo ela, há necessidade de realização de concurso para evitar o problema da falta de professores.
Nesta quinta-feira, professores e alunos compareceram no plenário para acompanhar os esclarecimentos da coordenadora da 10ª CRE. Alunos e professores da Escola João Fagundes reclamaram até da falta de servidores. Nos dias 11 e 12 de maio, a comunidade escolar do João Fagundes (formada por 2 mil alunos) suspendeu as aulas para lavar as salas de aula. Na escola há apenas dois serventes, quando seriam necessários nove serventes. A 10ª CRE deverá contratar serventes de escolas para suprir as necessidades.

Confira o levantamento parcial feito pela vereadora Maria do Carmo (PT):

Escolas e necessidades:
Cirilo Zadra – supervisor e orientador educacional
Uruguaiana – professores de história, educação artística, biologia, supervisor e orientador.
Elisa Valls – professores de física, religião, biologia, bibliotecário, superviror e orientador.
João Fagundes – professores de química, matemática, serventes.
Ernesto Vargas – supervisor e bibliotecário.
Hermeto Bermúdez – bibliotecário e orientador educacional.
Romaguera Corrêa – professores de literatura, serventes.
Cândido Rondon – supervisor, orientador educacional, coordenador de turno e serventes.
Júlio de Castilhos – orientador, supervisor.
Ulrich – supervisor, orientador.
Roberval Beheregaray – professores de inglês, orientador, supervisor e serventes.
Paulo Freire – professores de história, geografia, química, biologia e serventes.

29 de maio de 2007