Contratações para SEDES tramitam na Câmara

Projeto de lei que trata da contratação, por tempo determinado, de profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) foi encaminhado para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

A matéria de autoria do Poder Executivo dispõe da contratação de até seis Assistentes Sociais, até dois Psicólogos e de até seis Cadastradores, para atendimento das demandas do Serviço de Acolhimento na Modalidade Família Acolhedora e do Setor de Cadastro Único/Bolsa Família, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES. O processo seletivo simplificado substituirá as contratações previstas no PSS 121, aberto em 2022, com encerramento no segundo semestre.

O Programa Família Acolhedora é responsável pela organização do acolhimento de crianças e adolescentes de 0 aos 17 anos, de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social sob medida protetiva, por famílias que as acolham temporariamente até uma futura reintegração familiar ou adoção.

O Setor de Cadastro Único necessita de uma equipe composta de Cadastradores e Assistentes Sociais para o cumprimento das demandas do setor, incluindo cadastramentos, atualizações, visitas domiciliares e busca ativa. No município existem atualmente 21.729 famílias cadastradas. Destas, 6.335 necessitam de revisão e averiguação cadastral e 3.952 averiguação unipessoal. Em relação ao BPC idoso e deficiente, 4.984 inscritos e mais 35 pessoas necessitando de inclusão no Cadastro Único e atualização para manutenção dos benefícios.