Contratação de visitadores para saúde é aprovada

A Câmara Municipal de Uruguaiana autorizou a contratação, por tempo determinado, de visitadores vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No dia 25 de abril de 2024, foi aprovado projeto de lei tratando da contratação de até vinte profissionais que trabalham diretamente com as famílias, orientando-as e capacitando-as para realizar as atividades de estimulação para desenvolvimento das crianças, desde a gestação.
        O objetivo é manter a meta de quatrocentos indivíduos entre gestantes, crianças de 0-3 anos, e crianças de até 6 anos com BPC (Benefício de Prestação Continuada), a serem atendidos pelo Programa Criança Feliz (PCF) e pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM).
       As contratações serão realizadas através de Processo Seletivo Simplificado publicado pelo Poder Executivo, com candidatos que preencham o perfil exigido, por conta das expectativas de plena execução das ações voltadas às crianças, gestantes e suas famílias.
       Os Programas Criança Feliz (PCF) e Primeira Infância Melhor (PIM) tratam-se de ação transversal de promoção do desenvolvimento integral da primeira infância, executados através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.
      A Política Pública Primeira Infância Melhor (PIM) integra as estratégias do Estado do Rio Grande do Sul que visam um atendimento integral à criança através do trabalho intersetorial, visando o protagonismo familiar em relação aos cuidados de suas gestantes e crianças e priorizando suas ações junto às famílias em maior vulnerabilidade social.