Contratação de visitadores para saúde é aprovada
No dia 25 de abril de 2024, foi aprovado projeto de lei tratando da contratação de até vinte profissionais que trabalham diretamente com as famílias, orientando-as e capacitando-as para realizar as atividades de estimulação para desenvolvimento das crianças, desde a gestação.
O objetivo é manter a meta de quatrocentos indivíduos entre gestantes, crianças de 0-3 anos, e crianças de até 6 anos com BPC (Benefício de Prestação Continuada), a serem atendidos pelo Programa Criança Feliz (PCF) e pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM).
As contratações serão realizadas através de Processo Seletivo Simplificado publicado pelo Poder Executivo, com candidatos que preencham o perfil exigido, por conta das expectativas de plena execução das ações voltadas às crianças, gestantes e suas famílias.
Os Programas Criança Feliz (PCF) e Primeira Infância Melhor (PIM) tratam-se de ação transversal de promoção do desenvolvimento integral da primeira infância, executados através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.
A Política Pública Primeira Infância Melhor (PIM) integra as estratégias do Estado do Rio Grande do Sul que visam um atendimento integral à criança através do trabalho intersetorial, visando o protagonismo familiar em relação aos cuidados de suas gestantes e crianças e priorizando suas ações junto às famílias em maior vulnerabilidade social.