Conselho Tutelar fala de ações em Uruguaiana

O espaço da tribuna livre foi utilizado nesta terça-feira, dia 5 de junho, pelo Conselho Tutelar de Uruguaiana. Por proposição da vereadora Zulma Ancinello (PRB), as ações de garantia de direitos de crianças e adolescentes desenvolvidos pelo órgão foram relatadas pelas conselheiras Andreia Guterres Jardim e Mariglei Machado Xavier.

O Conselho Tutelar é regido pelo Estatuto da Criança e Adolescente, orientando sobre direitos e deveres. Aplica medidas de proteção aos menores de 18 anos e suas famílias, requerendo serviços e encaminhando para diversas áreas conforme cada situação.

A conselheira, Andreia, ressaltou as dificuldades, as diversas atribuições do Conselho, a importância de demais órgãos apoiadores e os diversos e principais tipos de casos ocorridos no município, com destaque para violência doméstica, bulling, infrequência escolar, drogadição e abuso sexual.

“10 mil pessoas são atendidas por ano pelo Conselho. Somos cinco conselheiros. Nosso trabalho não é fácil e muitas vezes incompreendido pelas pessoas. Assim convidamos aqueles que tem dúvidas sobre a atuação do Conselho Tutelar a passar um dia conosco, vendo nossas dificuldades”, desabafou Mariglei.

O Conselho Tutelar está situado na antiga Estação Férrea, ou pelo número telefônico 3412 6099.