Conselho sobre Transporte é solicitado pelo Parlamento

12 de setembro de 2013

 

       A Câmara Municipal de Uruguaiana indicará ao Poder Executivo a constituição do Conselho Municipal referente ao transporte, trânsito e mobilidade urbana. A proposição do vereador Irani Fernandes vislumbra a participação popular no planejamento, fiscalização e avaliação da política local de mobilidade urbana.

         A formação do Conselho prevê a participação de representantes do poder público, das empresas permissionárias, dos usuários dos serviços, de entidades comunitárias e de classe para opinar sobre itinerários, frequências, qualidade de serviços e políticas de transporte público. Na pauta, possivelmente, estarão discussões sobre a licitação para a concessão do transporte público na cidade, estrutura de calçadas e de vias públicas, também acessibilidade de pedestres, de bicicletas e de automóveis.

           “A ação demonstra interesse do Poder Executivo em criar espaços para garantir a participação popular e a gestão democrática para solucionar os problemas desta área”, considera Irani ao justificar o pleito em consideração aos estudantes e comunidade das recentes manifestações acontecidas em Uruguaiana.

Câmara intervém sobre transporte público

         Em agosto, a Câmara Municipal solicitou ao Executivo, por proposição do vereador Irani, o desenvolvimento de ações necessárias para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, considerando a legislação federal que estabelece o prazo de concepção do Plano até janeiro de 2015 para que os municípios sejam beneficiados com recursos financeiros para investimentos.

          No parlamento, oportunamente é debatida a situação do transporte público e da acessibilidade em Uruguaiana. Audiências públicas, requerimentos com solicitações e sugestões são encaminhadas ao Poder Executivo para serem tomadas as medidas necessárias.