Conselho de Comércio Exterior é aprovado
O PL nº 76/21 de autoria do Poder Executivo atende anseio do setor e indicação de fevereiro encaminhada pela Bancada Progressistas, composta pelos vereadores Carlos Delgado, Egídio Carvalho, Joalcei (Juca) Gonçalves e José Carlos Zaccaro.
O Conselho será o órgão colegiado, consultivo e fiscalizador, vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Entre as competências estão desenvolver políticas de comércio exterior e propor mudanças legislativas que incentive a internacionalização das empresas na região; ser o elo de comunicação com as esferas estadual e federal, de modo a alinhar as políticas municipais no que tange o desenvolvimento da logística e comércio internacional; e desenvolver programas focados no desenvolvimento da qualificação profissional dos operadores locais.
O COMUCEX será composto por 18 membros, representando órgãos do Poder Público e de entidades ou associações da sociedade civil. O Conselho faz-se necessário para execução de ação conjunta e coordenada entre o setor público e o privado, com vistas a zelar, fomentar e robustecer o desenvolvimento do Comércio Exterior e da Logística Internacional, com planejamento e criação de estratégias que possibilitem um crescimento ordenado e profissional, a fim de continuar sendo a referência no Brasil e no Mercosul.