Conscientização e desafios de pessoas com Lúpus são tratadas na Câmara

O Dia Mundial do Lúpus acontecerá na próxima segunda-feira, dia 10 de maio. Na reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana que antecedeu a data, dia 6 de maio de 2021, o assunto foi tratado no espaço da tribuna livre por solicitação dos vereadores José Carlos Zaccaro e Juca (Joalcei) Gonçalves.

Explanaram Tatiana Habi, Bruna Figueiredo e Mariele Abad. Lúpus é autoimune que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis do corpo, o que pode provocar inflamação em várias partes do corpo, especialmente articulações, pele, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões.

Na ocasião foram salientadas as dificuldades para as famílias e pessoas com a doença. Entre eles a necessidade de deslocamento para Santa Maria ou Porto Alegre para acompanhamento, a falta de rede assistência ao paciente e médico reumatologista em Uruguaiana para o atendimento pelo Sistema Único de Saúde, os impedimentos físicos que causam a doença, o desgaste emocional e o preconceito enfrentado na sociedade.

Conforme a exposição de Tatiana, a doença é uma desorganização no sistema imunológico e a partir dai as defesas do organismo não reconhece os tecidos saudáveis, criando inflamações. Agradecemos a oportunidade para falar da nossa realidade de paciente lúpico. É como um ataque ao próprio corpo. A vida de pessoas com doença autoimune é de dias que queremos fazer alguma coisa, mas não conseguimos”, afirmou ela