Conferência municipal debate políticas para mulher

Dezenas de pessoas debateram, na tarde desta segunda-feira (30/04), no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres do governo federal. A conferência foi promovida pela organização não-governamental Grupo de Mulheres da Economia Solidária com apoio do gabinete da vereadora Maria do Carmo Victorino (PT).
Os participantes avaliaram que o plano nacional – existente há três anos – é completamente desconhecido em Uruguaiana. Instituído, em 2004, pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o plano atua sobre quatro diretrizes que são: a promoção da autonomia das mulheres e igualdade de gênero; a promoção de ações no plano educacional; o desenvolvimento de ações para a saúde da mulher; e a formação da rede de prevenção e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e sexual.
O relato da coordenadora do programa da Mulher, da prefeitura de Barra do Quaraí, professora Mariza Camargo, mostrou os avanços que o pequeno município obteve na área. Mariza destacou os programas desenvolvidos no município. Segundo ela, os
programas de economia solidária promovem oportunidades de geração de renda para 25 mulheres em Barra do Quaraí.
– São mulheres que percebem até R$ 40 por semana e tiveram o apoio da prefeitura para obter os recursos necessários – disse.
A vereadora Maria do Carmo Victorino ressaltou que a realização da conferência municipal deveria ter ocorrido por iniciativa da prefeitura de Uruguaiana. Segundo ela, diante do desinteresse do executivo, foi necessário realizar a conferência no último dia do prazo dado aos municípios. A realização da conferência habilitará Uruguaiana a participar com delegados na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Porto Alegre, no dia 30 de junho próximo. A realização da conferência também habilitará o município a buscar recursos para projetos fomentados pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

27 de abril de 2007