Condições precárias de trafegabilidade nas estradas vicinais

A Mesa Diretora do Legislativo, composta pelos vereadores Ronnie Mello (PP), presidente, José Clemente (PT), vice-presidente, e secretários Gilberto Risso (PMDB), Mauro Brum (PMDB) e Adalberto Silva (PP), encaminhou requerimento ao Poder Executivo, solicitando a disponibilização, de forma emergencial, do maquinário adquirido no Programa de Intervenções Viárias – PROVIAS – e das demais máquinas da Prefeitura, disponíveis na Secretaria de Obras para que seja realizado um mutirão de melhorias nas estradas vicinais que escoam a safra de arroz em nosso Município.

A justificativa desse pedido urgente baseia-se nas inúmeras dificuldades que os produtores e caminhoneiros estão encontrando para realizarem o escoamento da safra, pois as estradas do interior estão em péssimo estado de trafegabilidade e essa ação imediata da Secretaria de Obras amenizaria os problemas enfrentados.

O debate formou-se em torno da importância de que essa medida seja adotada pelo Poder público com a máxima brevidade, considerando que os prejuízos que a classe orizícola vem sofrendo podem se agravar, pois é considerável a quantidade de grãos que se perdem durante o deslocamento e os transportadores não demonstram interesse em transportar do produto colhido em razão do risco e da incidência de prejuízos com seus caminhões.

A vereadora Nerai Kaufmann (PSDB) fez um relato breve das viaturas que já foram e das que estão por serem entregues à Prefeitura Municipal através do Provias.

Foi ressaltado pelo ver. Fernando Tarragó (PSDB) a legitimidade e o direito que tem a Câmara Municipal de exigir providências nesse sentido, já que o Legislativo colaborou e agilizou todo o processo de votação para a aquisição de máquinas novas. O ver. Adalberto Silva (PP) fez questão de registrar a atenção dispensada pelo Secretário Municipal de Obras, Eloy Trojan, na medida de suas possibilidades, ora reduzidas pela precariedade das máquinas de que dispõe.

O presidente Ronnie Mello (PP) destacou a importância do Legislativo na aprovação do projeto que permitiu a destinação de verbas para a aquisição do maquinário e, também, salientou a participação da classe produtora na economia e na arrecadação do Município e que, por este motivo, merece a atenção do Parlamento e do Poder Executivo.

17 de março de 2011