Condições da saúde pública são debatidas no parlamento

A comunidade prestigiou hoje, dia 3 de maio de 2013, audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana promovido para debater sobre a saúde pública e o serviço de alta complexidade em cardiologia. No evento, estiveram presentes autoridades do Poder Executivo, de outros municípios da região, área da saúde, representantes da Universidade Federal do Pampa e da Assembleia Legislativa.

A reabertura do instituto de cardiologia do município foi salientada pelos participantes, principalmente no que tange aos prejuízos à saúde da população e ao tratamento dos pacientes de Uruguaiana e região. Também foram mencionadas as carências da oncologia, neurologia e saúde da família, entre outros setores de atendimento médico. A vereadora Josefina Soares, proponente da audiência, salientou a importância do evento considerando o número elevado de mortes em decorrência da falta ou demora nas providências em casos de complicações médicas.

A secretária de saúde do município, Saionara Marques Almeida dos Santos, esclareceu o processo para a reabertura do serviço, os impedimentos judiciais e revelou que em breve será realizado o contrato para reestabelecer as atividades. “É necessário tempo para elaborar um projeto concreto e permanente”, justificou a secretária sobre a demora na reativação do instituto.