Concessionária de água e esgoto esclarece trabalho em Uruguaiana

Na noite desta terça-feira, dia 2 de junho de 2015, foi ouvido, na condição de testemunha, pela Comissão Parlamentar de Inquérito de apuração do contrato firmado entre município e empresa concessionária do Serviço Público de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário o diretor de operações da Odebrecht Ambiental, Antônio Carlos Brandão de Alencar. Na ocasião foram relatados o planejamento da empresa para atuação no município, questionada a execução dos serviços e apontadas situações de insatisfação dos uruguaianenses. Estiveram presentes funcionários da empresa, comunidade e membros da Comissão presidida pelo vereador Irani Fernandes (PP), vice-presidente, Carlos Eduardo Espíndola Alves, a relatoria é do vereador Marcelo Lemos (PDT) e também integram o grupo de trabalho os vereadores Rafael Alves (SDD) e Egídio Carvalho (PSDB).

Durante a explanação, o diretor destacou a importância do serviço de esgotamento sanitário para a população de Uruguaiana no que envolve a saúde pública. A respeito do processo de Concorrência para a prestação do serviço foi afirmado que houve acompanhamento e foi legitimado por todos os órgãos responsáveis a matéria, assim como a empresa obedece a estrutura do Edital proposto pelo Poder Executivo.

“O desafio é alcançar a universalização dos serviços em 2016”, garantiu Alencar ao ser indagado sobre a realização das obras e do esgotamento completo em Uruguaiana, conforme está previsto no contrato. O profissional garante que 63% do esgoto do município já é tratado e o acesso aos serviços de esgoto cresceu quase seis vezes em menos de quatro anos.

De acordo com a Odebrecht, é cumprido o estipulado como condição para a operação do serviço no município que diz respeito a redução na tarifas em relação à antiga concessionária. “Essa exigência prevista em edital é atendida e Uruguaiana conta com uma das menores tarifas do Estado”, afirmou Alencar.

Obras nas vias públicas

Cerca de 260 km de rede de esgoto foram implantadas em quatro anos de atuação da concessionária em Uruguaiana. O Diretor assumiu a demora nos reparos nas vias públicas e atrelou a essa situação a queda na satisfação dos clientes com a empresa. Os locais estão sendo vistoriados e 25 km de vias estão recuperadas e tem a recomposição feita de acordo com as normas técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Conforme explanado, há o compromisso da concessionária com a recuperação das vias e cumprimento do prazo.