Comunidade surda teve espaço na reunião de terça-feira

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Uruguaiana (APASUR) utilizou o espaço da tribuna na terça-feira, dia 23 de fevereiro de 2021, para relatar das ações desenvolvidas e dos desafios enfrentados pela comunidade surda no município. Por solicitação do vereador Bispo Adenildo Badovan (Republicanos), o representante da APASUR, Vinícius de Abreu da Cruz, explanou sobre as atividades.

Durante a exposição foi salientada a importância da Libras nos diversos contextos sociais e a necessária ampliação do número de profissionais para traduzir a língua. “Em Uruguaiana são aproximadamente 2 mil surdos com poucos profissionais. Por exemplo na rede estadual de educação são seis professores e na rede municipal são três”, afirmou Vinicius.

Na oportunidade, o representante fez uma reflexão sobre a acessibilidade do surdo. “Se o médico não sabe Libras aumentam chances de diagnóstico equivocado e isso pode matar um surdo. Quando a família não sabe Libras a falta de conversa pode resultar em depressão, sem a Libras na escola o aprendizado é prejudicado, no mercado de trabalho não há espaço para os surdos, no comércio local não temos nenhum intérprete, na segurança eles podem ser multados pela dificuldade na comunicação, no turismo não se pensa em tradução”, pontuou.

Indicação de Central de Intérpretes de LIBRAS foi apresentada

Na reunião foi aprovada pelos vereadores a indicação ao Poder Executivo para instituir no município Programa Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) e de Guias Intérpretes para Pessoas com Deficiências Auditivas, Surdas e Surdocegas.

O objetivo é assegurar o atendimento da prestação de serviço público em situações em que o órgão público municipal não dispuser de servidor proficiente em LIBRAS, disponibilizando tradução em modalidade virtual, mediante uso de tecnologias para interpretação das informações por elas solicitadas. A proposta inclui também disponibilização de atendimento de forma presencial, com horário agendado, mediante a presença de intérpretes de Libras.