Comunidade se mobiliza para resolver problema da Charqueada

A Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal de Uruguaiana esteve reunida hoje, dia 29 de agosto de 2012, com o Ministério Público para tratar sobre a situação da falta de abastecimento de água na localidade de Charqueada. Desde a semana passada, as famílias não recebem água devido ao corte de energia elétrica na cooperativa Frigoeste, mantenedora da caixa de abastecimento, que resultou na impossibilidade de sua distribuição.

Na oportunidade, foram apontadas soluções para o reestabelecimento emergencial da rede, entre elas o empréstimo de um transformador pelo Poder Executivo para manter o fornecimento de energia elétrica. A iniciativa estaria condicionada à solicitação do Ministério Público em razão do período eleitoral que impede a aplicação de verbas públicas por determinação legal.

O trâmite para que o município desenvolva a ação com respaldo do MP demanda tempo, o que vai de encontro às necessidades da comunidade. Assim, foi sugerido que os moradores se mobilizem para providenciar a reestruturação da rede elétrica.

A sugestão foi acatada por unanimidade em reunião dos moradores com os representantes da Comissão, vereadores José Clemente Corrêa, Rogério de Moraes e Ronnie Mello, que intermediaram as tratativas. Em função do caráter emergencial para a solução do problema, a comunidade tomou a iniciativa de custear as despesas para a readaptação da rede elétrica.

Os moradores também demonstraram preocupação com o abastecimento de água no educandário da localidade. Ao ser questionada sobre o assunto, a representante da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, presente à reunião, alegou que a escola possui autonomia quanto ao abastecimento de água.