Comitê de Rio Ibicuí divulgará diagnóstico sobre qualidade das águas neste mês

     No mês em que completará 10 anos de atividade, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí irá divulgar os resultados preliminares de um diagnóstico sobre a qualidade das águas da bacia hidrográfica. O diagnóstico está sendo elaborado por técnicos contratados pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado para verificar a qualidade e a classificação das águas em vários pontos da bacia. A bacia hidrográfica do Rio Ibicuí abrange 29 municípios da região centro-oeste do Estado, estendendo-se por uma área de 35 mil quilômetros quadrados. A divulgação do diagnóstico ocorrerá dia 17 de dezembro na cidade de Manoel Viana.

     A representante do comitê Marisa Becker informou aos vereadores de Uruguaiana que o diagnóstico vai apontar a quantidade de recursos hídricos disponíveis, a qualidade das águas e quem são os usuários da bacia. “O diagnóstico vai permitir que o comitê defina que tipo de bacia queremos para o futuro. Se queremos manter a classe 1 das águas do Rio Ibicuí, deveremos planejar as atividades produtivas compatíveis com essa classificação”, disse Marisa.

     Após a conclusão do diagnóstico, o comitê de gerenciamento passará a elaborar o plano de gerenciamento bacia, onde deverá estar prevista a cobrança pelo uso dos recursos hídricos. O plano começará a ser elaborado em 2011 com a participação das comunidades dos 29 municípios. “Com o plano de bacia elaborado e aprovado, a Fepam somente licenciará projetos que estejam enquadrados e afinados com o plano”, enfatizou a representante do comitê.

2 de dezembro de 2010