Comissões analisarão programa de bolsa-auxílio a médicos residentes
O projeto de lei que institui o Programa Municipal de Bolsa Auxílio a Médicos Residentes foi apresentado e encaminhado para as Comissões Técnicas da Câmara Municipal no dia 14 de julho de 2022. De autoria do Poder Executivo, a proposta é direcionada aos profissionais que buscam se aperfeiçoar em áreas carentes de especialistas no município.
O objetivo é estimular profissionais médicos a realizarem residência, por meio da destinação de auxílio financeiro, condicionado ao posterior exercício da atividade em Uruguaiana.
Anualmente, o Poder Executivo publicará edital de Chamamento Público com a finalidade de estabelecer as regras para as inscrições dos interessados em obter a bolsa no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) mensais.
O executivo ressalta a dificuldade atual de preencher vagas ofertadas em processos de seleção, devido a escassez de profissionais no Município e/ou região que se dispõem a atender pelo Sistema Único de Saúde - SUS, principalmente nas áreas, cujo a demanda reprimida para atendimento é extremamente alta como Reumatologia, Neuropediatria, Cardiologia, dentre outras.
Neste sentido, o Programa Municipal de Bolsa Auxílio a médicos residentes visa assegurar a atuação destes profissionais nas áreas com maior carência, ampliando o acesso da população ao atendimento médico especializado no próprio Município, evitando, assim, os TFD, diminuindo tempo de espera para consulta, aumentando a resolutividade e qualificando o atendimento ao paciente.