Comissão visita Santa Casa

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal esteve reunida ontem, dia 22 de abril de 2013, com a direção do Hospital de Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. O encontro foi fomentado por denúncias recebidas que envolvem o atraso no pagamento de salários e a carência no quadro de servidores. Estiveram envolvidos os vereadores Egídio Carvalho (PSDB), Jussara Osório (PSDB), Irani Coelho Fernandes (PP) e Ronnie Mello (PP).

Na oportunidade, a Comissão foi obter conhecimento sobre a realidade vivida pela instituição, com o objetivo de esclarecer a comunidade e buscar alternativas para solucionar as adversidades encontradas. Segundo a administração da Santa Casa, o atraso no salário dos colaboradores este mês se deve à demora no repasse de verbas do Governo Estadual, que normalmente é realizado em duas parcelas mensais. Entretanto, a primeira parcela de abril ainda não foi recebida, impedindo o pagamento dos vencimentos.

A regularização desta situação depende da conclusão do processo de recontratualização da instituição com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Neste está previsto o aumento na receita do hospital para suprir a demanda recebida de atendimentos e sanar os problemas de efetivo. Para dar continuidade às tratativas, ainda é necessária a autorização dos órgãos responsáveis do Governo Estadual.

Através da Comissão, o Poder Legislativo Municipal demonstrou interesse em auxiliar a administração da Santa Casa para agilizar as tratativas.