Comissão verifica denúncias no CACAU

Na tarde de quinta-feira, dia 22 de março de 2012, a Comissão de Serviços Municipais da Câmara de Uruguaiana esteve em visita às dependências do CACAU (Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana), com o objetivo de averiguar a veracidade de denúncias feitas à Comissão sobre irregularidades no local.

As denúncias diziam respeito a monitores que utilizavam a mão de obra das meninas internas para a limpeza da instituição, o oferecimento de refrigerantes e alimentos com data de validade expirada, além das péssimas condições do prédio. Foi constatado que as condições em que  estão abrigados os menores realmente são precárias, pois o teto possui infiltrações, as paredes são sujas e têm mofo, as portas são quebradas, os banheiros mal conservados e inclusive as crianças e adolescentes estão expostos a situações de risco em razão de fiação elétrica sem proteção.

Não foi possível averiguar a denúncia sobre a má conservação dos alimentos, pois a despensa estava fechada.  Também houve relatos de alguns funcionários que, em dias de chuva, os corredores ficam alagados pela falta de conserto no telhado.

Após a visita, os vereadores José Clemente da Silva Corrêa, presidente da Comissão, e Ronnie Peterson Colpo Mello, vice-presidente, deslocaram-se até a Promotoria da Infância e da Juventude, onde o Promotor Vitassir Edgar Ferrarezi confirmou ter uma vistoria agendada e comprometeu-se em dar atenção especial aos fatos relatados. Já na sexta-feira, dia 23,  a Comissão da Câmara enviou o relatório com as verificações ao Ministério Público.