Comissão tentará viabilizar Califórnia da Canção Nativa

Foi registrada positivamente a realização da audiência pública, na noite de ontem (01 de junho de 2011), que debateu a situação da Califórnia da Canção Nativa em Uruguaiana.

A audiência foi conduzida pela vereadora Josefina Soares (PSDB), proponente, juntamente com o presidente Ronnie Mello, e contou com a participação de quase todos os ex-presidentes do evento, além de músicos, da imprensa local, da comunidade e de representantes de entidades e do poder público.

O idealizador da Califórnia, Colmar Duarte, fez um relato comovente sobre a história de criação do evento há quarenta anos.

Foi efetiva a participação do público e os valores nativistas foram ressaltados, também houveram momentos tensos em razão de divergências internas entre os organizadores do festival.

Como resultado da audiência pública, ficou o comprometimento de todos os presentes em manter vivo o festival nativista que, genuinamente, é de Uruguaiana, e, visando a sua realização neste ano, foi formada uma comissão mista, onde estarão representados os Poderes Legislativo e Executivo, o Conselho de Vaqueanos do CTG Sinuelo do Pago, o Conselho Consultivo da Califórnia da Canção Nativa, os músicos, a imprensa, a União Estudantil de Uruguaiana e a comunidade, num total de quatorze membros, a serem indicados até a próxima semana.

Os vereadores acreditam que, a partir dessa movimentação e com base nas informações colhidas, existe a possibilidade de ser realizada mais uma edição exitosa da Califórnia da Canção Nativa, patrimônio cultural de Uruguaiana e do Rio Grande do Sul.