Comissão realiza reunião com autoridades argentinas

A Comissão de Direitos Humanos esteve reunida com autoridades de Passo de los Libres na quarta-feira, dia 15 de agosto de 2012. Os vereadores Rogério de Moraes e José Clemente Corrêa buscaram informações sobre denúncia realizada em 2011 que alegava a imposição de constrangimento à um uruguaianense na cidade argentina.

Estiveram no encontro o Comissário Regional Oficial, Feliz Ricardo Barbosa e o cônsul Lucas Brandão que esclareceram as diferenças nas leis entre os países, motivo de divergências em alguns casos onde estão envolvidos brasileiros e argentinos. De acordo com as leis argentinas, quando identificado o registro, pode-se ficar recolhido na delegacia local para aguardar averiguações por até 24h. Em ocorrências com brasileiros em Libres, as informações são buscadas junto aos órgãos de segurança de Uruguaiana.

Foi destacado que qualquer procedência com cidadãos do Brasil envolvidos é comunicado imediatamente ao cônsul que auxiliar no compreendimentos das situações. As autoridades negociam para o segundo semestre um seminário para esclarece a população as diferenças na legislação para evitar outros constrangimentos.