Comissão realiza debate sobre cirurgias eletivas

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal de Uruguaiana promoveu o encontro dos envolvidos na interrupção das cirurgias eletivas (não urgentes) realizadas pelo Sistema Único de Saúde e de reativação dos procedimentos. Por solicitação do vereador Irani Fernandes, médicos, Conselho Municipal de Saúde e representantes do Hospital Santa Casa de Caridade e do Executivo estiveram presentes no encontro realizado dia 23 de abril de 2014.

No início deste ano, não houve a renovação do Termo de Convênio entre Santa Casa e município que visava a complementação dos valores remuneratórios para a área médica, desde então, os procedimentos são realizados através do Tratamento Fora Domicílio (TFD) para os usuários do Sistema Único de Saúde em Alegrete, São Gabriel, ou outras localidades. Durante a reunião foi relatado que há cerca de dez meses de espera para os pacientes e que o município estima gastar cerca de 1 milhão e 300 com a escolha de resolução do problema pelo Executivo.

A Santa Casa esclareceu que há projeto cadastrado na 10ª Coordenadoria Regional de Saúde para desonerar o município dos gastos, entretanto a necessidade não foi considerada prioritária. A representante do Poder Executivo, Secretária de Saúde, Saionara Marques, justificou a dificuldade para a demora nos procedimentos pela falta de hospitais de referência nessa área na região e destacou que não está em estudo a possibilidade de retomar o convênio com a instituição de saúde em razão da situação financeira da prefeitura.

O proponente, vereador Irani Fernandes, destacou a importância da reunião para esclarecer o assunto à comunidade.