Comissão especial visita secretaria municipal de segurança

A comissão especial da Câmara Municipal que apura uma suposta sobrecarga de trabalho dos guardas municipais de Uruguaiana realizou, nesta quarta-feira, a primeira visita em busca de esclarecimentos. Na Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, a comissão – formada pelos vereadores Alfeu Freitas (PTB), Maria do Carmo Victorino (PT), Rogério de Moraes (PSDB) e Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) – recebeu informações do secretário Vítor Gediel a respeito do curso de capacitação que os 24 guardas municipais estão realizando nas dependências do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), em Uruguaiana.
Gediel negou que esteja ocorrendo sobrecarga de trabalho, pois os guardas municipais que frequentam o curso, durante a semana, não trabalham no período da madrugada. O secretário colocou à disposição as escalas de serviço dos servidores para análise da comissão. Gediel frisou que o curso de capacitação se iniciou em 16 de abril passado e durará dois meses, com 540 horas-aula.
A capacitação da guarda municipal de Uruguaiana é uma exigência da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Para que os agentes municipais possam portar armamento letal e não-letal, a secretária nacional exige o treinamento dos agentes locais. A comissão especial de vereadores irá solicitar os documentos das escalas de serviço e ainda ouvirá o relato dos guardas municipais sobre as denúncias de sobrecarga de trabalho.

8 de maio de 2007