Comissão especial se reunirá com políticos de Paso de los Libres
Uma comissão especial da Câmara Municipal de Uruguaiana se reunirá nesta sexta-feira com os vereadores e o intendente da cidade argentina de Paso de los Libres para debater a exigência da aduana argentina aos condutores de veículos brasileiros que cruzam a ponte internacional. Nesta semana, a aduana argentina anunciou que passará a exigir dos condutores de veículos brasileiros (carros, motos e caminhonetas) o seguro internacional Carta Verde. Segundo os vereadores, a medida afetará a integração entre as duas comunidades fronteiriças vizinhas, visto que o valor do seguro internacional com validade para seis meses é de R$ 290.
A comissão formada pelos vereadores Mauro Brum (sem partido), Jussara Osório (PP), Josefina Soares (PSDB), Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB), Liliane Riela (PTB) e Rogério de Moraes (PSDB) espera obter o apoio político do intendente de Paso de los Libres e dos consejales argentinos para que a aduana argentina recue na sua decisão. Os vereadores lembram que em cidades fronteiriças do Mercosul, como Santana do Livramento e Rivera, as autoridades aduaneiras não exigem o seguro internacional para veículos do tráfego vicinal fronteiriço.
Entre os vereadores, Josefina Soares sugere que a aduana brasileira adote uma postura de reciprocidade, caso a aduana argentina não recue, liberando os condutores de veículos da fronteira da exigência. O encontro dos vereadores brasileiros com os políticos de Paso de los Libres ocorrerá às 10h, na sede do Consejo Deliberante da cidade argentina.
12 de abril de 2007