Comissão do Mercosul debaterá problema dos combustíveis argentinos em Uruguaiana

A Comissão do Mercosul e dos Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa agendou a realização de uma audiência pública, em Uruguaiana, para debater com a comunidade o problema gerado pela resolução argentina que estabelece preços diferenciados para os combustíveis comercializados aos brasileiros na Argentina. A audiência ocorrerá na manhã do dia 4 de setembro, na Câmara Municipal, com a presença de deputados estaduais e do embaixador Cláudio Lyra, chefe do Escritório do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul.
A realização da audiência pública, no município, foi solicitada pelo presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana. Segundo ele, embora a medida atinja todo o setor de transporte internacional de cargas do Brasil, os reflexos estão sendo mais imediatos e sensíveis em Uruguaiana. Na cidade fronteiriça, cerca de 4 mil caminhoneiros autônomos dependem do transporte internacional e temem perder competitividade no setor.
– Nossa proposta inicial é pela negociação com o governo argentino, mas se não houver solução para o problema vamos propor que nenhum caminhão argentino ingresse no território brasileiro com o tanque cheio – disse o presidente do legislativo.
A resolução argentina entrou em vigor na semana passada e gerou protestos das entidades ligadas ao transporte internacional de cargas da Fronteira Oeste do Estado. A medida elevou em 100% o preço do litro do óleo diesel nas bombas de combustíveis para brasileiros que trafegam pelas rodovias argentinas. A medida discriminatória manteve o preço de R$ 1,28 o litro para argentinos, enquanto elevou para R$2,38 o preço de comercialização do diesel para brasileiros. De acordo com as entidades, cooperativas e sindicatos, a principal conseqüência da medida será a elevação dos custos de operação da frota brasileira. Atualmente, os gastos com combustíveis representam cerca de 60% dos custos de operação e os transportadores brasileiros não pretendem repassar o aumento para o preço dos fretes.
Além da realização da audiência pública, em Uruguaiana, o presidente da Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa decidiu apresentar o problema na Jornada de Assuntos do Mercosul, no próximo dia 31 de agosto, em Porto Alegre. A jornada será promovida pelo Parlamento do Mercosul, cuja presidência temporária está sendo exercida pelo senador gaúcho Sérgio Zambiasi. Os resultados obtidos na jornada e na audiência pública de Uruguaiana deverão servir para colher subsídios para uma reunião com o embaixador da Argentina, em Brasília.
Além do presidente da Câmara Municipal, participaram da reunião da Comissão do Mercosul, em Porto Alegre, os representantes de sindicatos, cooperativas e associações de transportadores que atuam na Fronteira Oeste do Estado.

24 de agosto de 2006