Comissão discute apologia ao uso de álcool por estudantes

No dia 31 de agosto de 2011 a Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico, presidida pelo vereador José Clemente (PT), reuniu-se nesta manhã em atenção à denúncia apresentada pelo Grupo Amor Exigente que realiza trabalhos voluntários junto a dependentes químicos.

Foram convidadas as direções de escolas, secretários municipais, União Estudantil Uruguaianense, dentre outros, sendo que compareceram somente os diretores da Unopar, Leonel Stallbaun, das Escolas Estaduais Romaguera Corrêa, Profª Irlaine Jardim Oliano, e de Ensino Médio Uruguaiana, Prof. Gedeão Píffero dos Santos, além da Coordenadora do Conselho Tutelar, Ana Maria Pereira e das senhoras Célia Soares de Soares e Maria Berenice da Costa Carrera, do Grupo Amor Exigente.

O debate foi justificado pela ocorrência de festas organizadas pela UEU e cujo folder de divulgação traz nomes de escolas estaduais como apoiadores de eventos que fazem apologia ao consumo gratuito de bebidas alcoólicas como chamamento para a festa.

Sabidamente, os alunos de escolas de ensino médio possuem entre 14 e 17 anos, o que gerou questionamento quanto à participação dos educandários. A essa questão, os diretores das escolas Romaguera e Uruguaiana, professores Irlaine e Gedeão, disseram que não permitiram o uso do nome das escolas na divulgação do evento. A UEU e as Secretarias Municipais de Indústria e Comércio e de Educação não compareceram à reunião.

A partir desta discussão, serão promovidos outros debates visando a busca de alternativas para conscientização de pais, autoridades, estudantes, instituições de ensino acerca do crescimento do alcoolismo entre os jovens.