Comissão de Serviços trabalha TFD, enchente e baixada

Na manhã desta quarta-feira, dia 15 de julho de 2015, os vereadores integrantes da Comissão de Serviços Municipais, presidente, Rafael Alves (SDD), vice-presidente, Egídio Carvalho (PSDB) e Ronnie Mello (PP), trataram sobre o serviço para Tratamento Fora Domicílio (TFD), a possibilidade de enchente em Uruguaiana e a situação de comerciantes da Baixada.

Compareceu ao encontro o representante da empresa responsável pelo transporte de pessoas em tratamento médico até outras localidades com subsídio do Município. O diretor da Planalto, Edson Camargo, apontou que a dívida do município com a empresa ultrapassa 300 mil reais, arriscando a continuidade da prestação do serviço. A secretária Municipal de Saúde, Saionara Marques, que afirmou regularidade no pagamento durante sessão ordinária na Câmara, não compareceu na reunião da Comissão para esclarecimentos.

O coordenador da Defesa Civil em Uruguaiana, Paulo Rosa Woutheres, informou sobre a possibilidade de enchente no município e as medidas tomadas para acolhimento aos flagelados. De acordo com os dados apresentados, nos próximos dias os níveis de água do Rio Uruguai devem atingir as residências ribeirinhas. Woutheres anunciou que equipes de trabalho já estão formadas para remoção das famílias, para desenvolvimento de ações nos abrigos e para alerta à população sobre os riscos.

As cobranças da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio sobre bancas da Baixada foram tratadas pela Comissão de Serviços e os comerciantes. Os trabalhadores reivindicam autonomia para gerenciar o local e mudanças na emissão de alvarás, demandas apresentadas desde 2014, mas sem retorno efetivo do Poder Executivo.