Comissão de Serviços recebe Brk Ambiental

Nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro de 2022, a Comissão de Serviços Municipais recebeu a empresa concessionária de água e esgotamento sanitário, Brk Ambiental, e membros do Poder Executivo da Comissão de Fiscalização de Contrato. A presença foi provocada por manifestação à Ouvidoria da Câmara, denunciando e solicitando providências sobre mau odor e sabor da água.

Estiveram presentes o presidente da Comissão, vereador Clemente Corrêa, e vereadores Egídio Carvalho, Marcia Fumagalli e Zulma Ancinello; da concessionária o gerente de operações, Ícaro Mello Dugaich; do Poder Executivo os secretários de administração, Elton Melo; de infraestrutura urbana e rural, Joalcei Gonçalves; e de planejamento estratégico, Carlos Prudêncio.

Na oportunidade, foram esclarecidas as condições que podem resultar no problema registrado pela denúncia e a ações desenvolvidas pela empresa para atenuar a situação. Entre os fatores está a altura do Rio Uruguai, época de agricultura e falta de saneamento em outras cidades. Sobre as atividades implementadas está mapeamento do rio e implementação de estação específica de tratamento e análise da água.

“Registramos que os vereadores incisivamente cobram, fiscalizam e buscam soluções sobre os problemas dos usuários. Com a presença da BRK e do Executivo no Legislativo, várias pautas podem ser tratadas e alinhadas como a falta de abastecimento no interior do município e frequentes problemas no sistema de esgotamento sanitário e de cobranças”, salientou Clemente.

A Comissão de Serviços Municipais cobrou providências urgentes da Comissão Municipal e da Concessionária de Água para a garantia de abastecimento de água potável aos moradores do interior do município.

Todos os encaminhamentos e discussões realizados durante a Reunião embasará relatório que, posteriormente, será encaminhado ao Ministério Público Estadual, a AGERGS e ao Poder Executivo Municipal de Uruguaiana.