Comissão promoveu audiência para contas do SUS

Na quarta-feira, dia 30 de setembro de 2020, a Comissão de Serviços Municipais e Saúde realizou audiência pública para oportunizar ao Poder Executivo a exposição do relatório do 2º quadrimestre de 2020 da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento é promovido em cumprimento a Lei que regulamenta os serviços, a fiscalização e a avaliação dos serviços de saúde. Estiveram presentes a presidente da Comissão, vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), Fernando Tarragó (Republicanos), Clemente Correa (PDT), Suzana Alves (Republicanos), Vilson Brites (Republicanos) e Carmelo Madeira (PDT).

A Secretaria Municipal de Saúde informou a impossibilidade da apresentação do relatório, tendo em vista que ainda não disponibiliza de todas as informações necessárias para sua elaboração, a serem repassadas pela Secretaria da Fazenda no início de outubro.

Em ofício, a Secretaria de Saúde afirmou que o relatório será encaminhado à Casa Legislativa assim que concluído e apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde. Na oportunidade enviou cópia do relatório referente ao 1º quadrimestre de 2020.

Nele consta a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde até abril de 2020 que conta com 24 Equipes de Estratégia Saúde da Família, 18 médicos vinculados ao Programa Mais Médicos, Farmácia Básica Municipal, policlínicas, entre outros.

Os dados da produção de serviços do SUS corresponde, nos primeiros quatro meses do ano, a 37.129 atendimentos em Atenção Básica, 5.239 atendimentos odontológicos, 88.538 procedimentos 1.633 visitas domiciliares e 1.031 atendimentos/acompanhamentos psicossocial.

No período foram aplicados R$ 9.352.292,47 na área. Também destaca-se as ações de enfrentamento ao coronavírus como implantação de centros de triagem, montagem de barreiras sanitárias e incremento da testagem para o vírus.