Comissão de Saúde visita obras do novo Pronto-Socorro Municipal

O presidente da Comissão de Gerenciamento Temporário da Santa Casa de Caridade, secretário municipal Augusto Schneider, apresentou às vereadoras Maria do Carmo Machado Victorino (PT) e Liliane Riela (PTB), ambas da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, as obras do novo Pronto-Socorro Municipal. A unidade está sendo construída dentro do complexo hospitalar da Santa Casa de Caridade e deverá estar concluída em dezembro próximo. O investimento na construção é de R$ 1,2 milhão, sendo que R$ 760 mil são oriundos do Estado que acatou a consulta popular, realizada em 2005, pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede).
Atualmente, 60% da obra de alvenaria já está concluída. Segundo o secretário, o projeto do novo Pronto-Socorro de Uruguaiana será diferenciado e moderno. A unidade terá três níveis de atendimento, com 18 leitos, e permitirá um processo de triagem de acordo com a gravidade dos problemas de saúde dos pacientes. Haverá alas de emergência, pronto atendimento, observação e para pequenas cirurgias.
À comissão de Saúde, o secretário informou que a prefeitura irá propor, em breve, a municipalização do Pronto-Socorro, passando o município a ser responsável pela administração da unidade e pela contratação do corpo funcional. Schneider disse ainda que há possibilidade de ser realizado um concurso público para prover o quadro funcional.
Além da visita às obras do novo Pronto-Socorro Municipal, a comissão também buscou informações sobre a situação atual do Banco de Sangue de Uruguaiana. Schneider explicou que a unidade opera normalmente, mas está passando por uma reformulação administrativa. As vereadoras Maria do Carmo Victorino e Liliane Riela salientaram, durante a visita, a necessidade de fortalecer os Programas de Saúde da Família (PSF) para evitar a sobrecarga de atendimento no pronto-socorro. Em Uruguaiana, a Câmara Municipal aprovou a implantação de sete equipes de PSF, mas apenas duas foram efetivamente criadas.

25 de junho de 2007