Comissão de Direitos Humanos verifica, na Modulada, suposta prisão ilegal de senegalês

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, esteve, na última sexta-feira (03), na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, verificando o caso de um cidadão senegalês que se encontra preso por suspeita de porte de documento falso desde o dia 28 de setembro de 2010.

Em situação de aparente depressão, ameaçando suicídio, o senegalês Cheik Hamet Tidiane Diagne afirmou ter sido informado que uma pessoa com nome igual ao seu esteve presa na Bahia, mas que ele próprio nunca esteve naquele estado, além de não ter visto o documento que o acusam ter falsificado.

Na visita, os vereadores Rogério de Moraes (PSDB), José Clemente (PT) e Mauro Brum (PMDB) foram informados pelo diretor da Penitenciária, Sr. Max Marques Marçal, que já tentou buscar contato com a embaixada do Senegal, sem, no entanto, obter êxito e que teme que o apenado atente contra a própria vida.

A comissão, que é presidida pelo ver. Rogério de Moraes (PSDB), agendou visitas à Polícia Federal e à Justiça Federal para se inteirar do caso e da tramitação do processo, considerando que o estrangeiro está detido há mais de oito meses e ainda não foi ouvido no processo em que é acusado.

3 de junho de 2011