Comércio exterior teve destaque na Frente Parlamentar do Desenvolvimento

A 6ª reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Prol do Desenvolvimento com o tema “Comércio Exterior” aconteceu em 8 de novembro de 2023. Na Câmara Municipal de Uruguaiana, estiveram reunidas lideranças de instituições públicas e privadas, empresários e profissionais atuantes no setor.

Participaram o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (SDAERGS), Sindimercosul, a Receita Federal, a Receita Estadual, a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Multilog, Polícia Rodoviária Federal, Sest/Senat, e presidente do Legislativo e da Frente Parlamentar, Juca (Joalcei Gonçalves); vice-presidente da Frente, Marcelo Lemos, e vereadores Clemente Correa, Zulma Ancinello, Carlos Delgado e Marcia Fumagalli.

As instituições apresentaram dados estatísticos que representam a importância do comércio exterior para o município e Uruguaiana como protagonista na área e fluxo de mercadorias. Também expuseram os desafios para manutenção do ambiente de serviços e negócios; as ações voltadas à qualificação técnica, as perdas para outros modais; necessidade de melhorias na infraestrutura de estradas, Porto Seco e ponte internacional.

Na pauta estiveram as mudanças dos processos de exportação e importação; na legislação tributária e perspectivas de consumo e demandas do setor. As sugestões e demandas apresentadas na reunião da Frente Parlamentar serão encaminhadas às instâncias responsáveis.