Comércio exterior é destaque na Câmara

Na última semana, a importância das atividades do comércio exterior para Uruguaiana foi pauta da Câmara Municipal.

Representantes da representante da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), Fábio Ciocca e da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Gladys Vince, participaram da reunião para explanar sobre o assunto no dia 25 de março de 2021, por proposição da bancada Progressistas.

Na ocasião foram apresentados os dados de produção na área em 2020. “O fluxo de veículos na região de abrangência da Feaduaneiros foi de 260 mil veículos de exportação e importação. Destes, 71% é de trânsito em Uruguaiana. Foram 8 bilhões em mercadorias que cruzaram nossa jurisdição”, pontuou Ciocca.

Também foram abordados a modernização dos sistemas, as boas práticas para possível importação de vacinas contra Covid-19, o controle sanitária na aduana na pandemia para evitar a disseminação do CoronaVírus, e a preocupação no desenvolvimento no setor pós-pandemia.

Nesse sentido, a bancada Progressistas sugere ao Poder Executivo a criação do Conselho Municipal de Comércio Exterior (COMUCEX) através de indicação apresentada na reunião do dia 30 de março de 2021. A proposta é democratizar a gestão de políticas públicas na área, aprofundando a discussão em nível municipal sobre o comércio internacional.

Integram a Bancada Progressistas os vereadores Carlos Delgado, Egídio Carvalho, Juca (Joalcei) Gonçalves e José Carlos Zaccaro.