Começam as obras de construção do campus da Unipampa

As obras de construção do Campus da Unipampa, em Uruguaiana, tiveram início nesta terça-feira (22/08). O empreendimento receberá um investimento de R$ 1,1 milhão do governo federal para construção de salas-de-aula e laboratórios dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia. A obra deverá estar concluída em 180 dias e será executada sobre um terreno de três hectares, no bairro Cabo Luiz Quevedo, próximo à Secretaria de Ação Social. O terreno foi doado pela prefeitura mediante autorização da Câmara Municipal.
A ordem de serviço para construção do campus de Uruguaiana foi assinada, na tarde de segunda-feira (21), pelo prefeito Sanchotene Felice e pelo vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, professor Felipe Martins Müller. As obras serão executadas pela construtora Quintana Engenharia. O presidente da Câmara Municipal, também responsável pela implantação do campus da Unipampa, participou da solenidade de assinatura do contrato.
Para o presidente da Câmara Municipal, o início das obras representa a realização de um projeto que somente se tornou viável graças à intervenção direta do poder legislativo. Desde 2005, o legislativo municipal esteve envolvido no processo de vinda da nova universidade para o município. Por duas vezes, o legislativo representou a administração municipal em reuniões com o Ministério da Educação para definir a instalação do campus e a escolha dos cursos da área da saúde a serem implantados.
– Uruguaiana estava fora da lista de municípios que iriam receber os campi da Unipampa. Somente as cidades que já tinham unidades da Urcamp é que receberiam a Unipampa. Não aceitamos essa decisão e reivindicamos diretamente para o ex-ministro da Educação, Tarso Genro, a vinda da universidade, justificando que a nossa posição geográfica e estratégica e nossa população não permitiam a exclusão da cidade. Conseguimos incluir nossa cidade no roteiro e trazer os cursos da área de saúde – diz o presidente.
Em outros dois encontros, o presidente da Câmara Municipal representou o poder legislativo e a administração municipal para garantir o início das aulas, ainda neste ano, para os 150 alunos aprovados no primeiro vestibular da Unipampa. As aulas terão início no próximo dia 16 de outubro no prédio da antiga Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana (Fafiur).

22 de agosto de 2006