Comando Regional de Polícia Ostensiva em Uruguaiana é assunto na Câmara

A instalação do Comando Regional de Polícia Ostensiva Extremo Oeste foi tratada na Câmara Municipal de Uruguaiana. O comandante da unidade, Cel. André Luiz Stein, utilizou a tribuna no dia 4 de junho de 2024, por proposição do vereador Clemente Correa (Podemos).

A implantação do Comando Regional faz parte da reestruturação do sistema de segurança estadual, promovida pelo Programa RS Seguro. A nova unidade, com sede em Uruguaiana, cobre 16 municípios, correspondendo à área de atuação da Polícia Civil. O objetivo é integrar as ações das duas forças de segurança, visando antecipar, prevenir e reprimir a criminalidade.

Em 2024, cinco novos comandos regionais foram criados no estado do Rio Grande do Sul, incluindo o de Uruguaiana. Este comando abrange o 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) em Uruguaiana, o 5º Regimento de Polícia Montada em Santiago, e o 2º BPAF em São Borja.

"É um novo momento da Brigada Militar e do sistema com instâncias trabalhando irmanadas no objetivo comum de dar melhor segurança e tranquilidade à comunidade gaúcha”, afirmou Stein.