Chimarródromo levará o nome de Biratucho

Na reunião desta quinta-feira, dia 25 de outubro de 2018, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de Lei que denomina Ubirajara Raffo Constant, “Biratucho”, o chimarródromo localizado na Praça do Barão do Rio Branco.

A proposta é de autoria do vereador Mano Gás (PSDB). “Sua trajetória de vida foi marcada pela presença e pelo incentivo à cultura gaúcha, nossa tradição, nativismo e a arte. Sua forma simples de tratar as pessoas o fez muito querido e respeitado, deixando saudades aos amigos e familiares”, declarou Mano.

O uruguaianense “Biratucho” nasceu no ano de 1938 e faleceu no ano de 2013. Foi artista plástico, poeta, compositor e escritor. Deixou uma importante obra para a cultura do Estado, como a poesia épica Retorno Bravo. Como compositor, Ubirajara escreveu letras premiadas nas Califórnias da Canção, como Ave Maria Pampeana e Mocito. Escreveu o livro Sepé Tiarajú, uma farsa em nossa história. Foi membro da academia Uruguaianense de Letras.

Artista Plástico, elaborou um painel em bronze para a Cooperativa de Lã Vale do Uruguai, tendo por tema o Gaúcho e a Ovinocultura. Em 2003, a convite do Diretor Jaime Monjardim, escreveu poema para a minissérie da TV Globo “A casa das 7 mulheres”.