Chefia regional do IBGE explana sobre Censo 2010

O chefe regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Antônio dos Santos, e a técnica Kellen Medina Hedlund explanaram, nesta terça-feira (13/10/2009), aos vereadores de Uruguaiana sobre a realização do Censo Nacional 2010. Os dois foram convidados pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB) para prestar informações a respeito das inscrições, do processo seletivo para os supervisores e de como será realizado o censo no município.

Santos disse que, em Uruguaiana, haverá 16 vagas de supervisores, as quais serão preenchidas por concurso público a ser realizado dia 13 de dezembro próximo. As inscrições custam R$ 22 e podem ser efetuadas pelo Correio até dia 15 de outubro. As inscrições pelo site www.cesgranrio.org.br poderão ser feitas até dia 25 de outubro. Os candidatos prestarão provas e serão chamados para as vagas mediante contratos mensais, a partir de março de 2010. A remuneração será de R$ 900. O nível educacional exigido é o ensino médio completo.

O IBGE pretende aplicar o censo entre os meses de agosto e dezembro de 2010. Os recenseadores serão recrutados no ano que vem, em março. A previsão é de que Uruguaiana conte com 70 recenseadores para desenvolver a coleta de informações nos domicílios urbanos e rurais. O processo seletivo para os recenseadores ocorrerá em março de 2010.