Centro de Equoterapia General Fidélis relata suas atividades aos vereadores

O presidente do Centro de Equoterapia de Uruguaiana – General Fidélis, instrutor Luis Antônio Sodré, apresentou, nesta terça-feira (06/07/10), um relato das atividades desenvolvidas pela entidade aos vereadores do município. Atendendo a um convite da vereador Neraí Kauffmann (PSDB), Sodré ocupou a tribuna livre do parlamento municipal para explanar a respeito dos programas desenvolvidos pelo centro.

Sodré destacou que a entidade é pioneira, no Brasil, em receber credenciamento por um Conselho Regional de Medicina para desenvolver atividades terapêuticas e de reabilitação de pessoas portadoras de necessidades especiais. Fundada em 21 de janeiro de 1992, pelo general Fidélis da Silveira, o Centro de Equoterapia de Uruguaiana atende 90 pessoas gratuitamente. Atualmente, dois programas são desenvolvidos (terapêutico equoterápico e educação inclusiva) pelas equipes interdisciplinares que atuam no centro. “Nosso objetivo, até 2015, é ser referência em equoterapia no Brasil”, disse Sodré.

O Centro de Equoterapia de Uruguaiana possui parcerias com o Exército Brasileiro, a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, o Conselho Municipal da Infância e da Adolescência, a ONG Parceiros Voluntários, a G8 Sistemas de Informação, a Associação Nacional de Equoterapia e a Associação Gaúcha de Equoterapia. Em 2007, o Centro recebeu o Prêmio Parceiros Voluntários, na FIERGS, por haver se destacado no Estado no trabalho de equoterapia com um atendimento a uma grande demanda de pessoas com necessidades especiais.

O presidente do Centro informou que interessados em conhecer as atividades da entidade ou solicitar atendimento para pessoas portadoras de necessidades especiais podem comparecer no Círculo Militar de Uruguaiana (BR 472, Km 180), às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, ou acessar o site www.equogenfidelis.org.br.