Centro de Educação Ambiental é declarado de utilidade pública

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (29/05), o projeto de lei que declara de utilidade pública o Centro de Educação Ambiental Nova Esperança (Ceane). O projeto é de autoria da ex-vereadora Jussara Osório (PP), que não pôde participar da votação do projeto por ter sofrido a cassação do mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral.
A votação foi acompanhada por dezenas de catadores de lixo que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores. Fundada em maio de 2002, o Ceane é primeira cooperativa de catadores de lixo da Fronteira Oeste. A entidade coleta cerca de 22 toneladas mensais de produtos recicláveis para revender a empresas da capital do Estado. Atualmente, a entidade é formada por 81 catadores associados, sendo que 57 deles atuam no aterro sanitário, coletando resíduos domiciliares. Em média, cada catador percebe um salário mínimo como renda mensal, com a coleta de 1,2 mil quilos de material reciclado.
O presidente do Ceane, Ceroni Américo Alves Meireles, comemorou a aprovação do projeto e disse que a declaração de utilidade pública favorecerá os cooperativados na obtenção de recursos de programas dos governos federal, estadual e municipal. Desde a sua fundação, o Ceane tem recebido o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis, da Igreja Católica, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, do Ministério das Minas e Energia, da Petrobras, do Banco do Brasil e do executivo municipal. Além de prensa hidráulica, o Ceane conta com galpão de armazenamento e um caminhão, faturando cerca de R$ 5 mil mensais.
O projeto da ex-vereadora foi enaltecido pelos vereadores, que ressaltaram o papel da cooperativa de catadores na preservação ambiental e na reciclagem do lixo doméstico da cidade. Em Uruguaiana, há cerca de 7 mil pessoas sobrevivendo da reciclagem de lixo e uma das metas do Ceane é aumentar o seu quadro de associados.

29 de maio de 2007