Catálogo e pesquisa de animais encontrados na UNIPAMPA são destaque na Câmara

A publicação “Campus Fauna: catálogo dos principais grupos animais encontrados na UNIPAMPA Campus Uruguaiana” foi apresentada na Câmara Municipal. No dia 17 de fevereiro de 2022, utilizou o espaço da tribuna livre um dos autores da obra, Luís Roberval Bortoluzzi Castro, por proposição do vereador Egídio Carvalho (Progressistas).

O trabalho de pesquisa identifica as principais informações a respeito de macroinvertebrados, aves, mamíferos e herpetofauna da localidade. Entre os objetivos do estudo está o registro de dados e imagens suficientes para dar suporte a estudiosos na área, tornando-se uma importante ferramenta para alcançar a conscientização ambiental, transmissão de conhecimento e a valorização da riqueza do bioma.

“Fizemos o levantamento de uma pequena porção do que se encontra na região. Já registramos, por exemplo, existem várias espécies de camarões de água doce com o potencial de ser produzido sem trazer animais de fora. Insetos e crustáceos indicadores da qualidade das nossas águas. Temos classificadas entre 200 e 300 espécies de pássaros, que podem ter exploração turística”, ilustrou Bortoluzzi.

Durante a manifestação, os vereadores questionaram sobre a pesca predatória no Rio Uruguai. “A legislação é de 2002, quando o proibiu a pesca e prometeu a realização de estudos similares ao nosso que não foram feitos. Após 20 anos, a pesca segue proibida porque não existem subsídios que possam liberar essa legislação e os pescadores sofrem”, contextualizou.

O trabalho foi desenvolvido em parceria com Andrielli Vilanova de Carvalho, Cláudia Lisiane Azevedo Pessano, Márcio Tavares Costa, e Edward Frederico Castro Pessano.