Casa de Cultura levará o nome de Dr. João Fagundes

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que denomina Casa de Cultura Dr. João Fagundes o imóvel situado na Rua Tiradentes, número 2801. A proposição da bancada Progressista composta pelos vereadores Carlos Delgado, Egídio Carvalho, Juca (Joalcei) Gonçalves e José Carlos Zaccaro foi apreciada na reunião do dia 13 de maio de 2021.

Na oportunidade estiveram presentes o neto da personalidade, Roberto Fagundes, a diretora de cultura, Maiza Jacques, e do Conselho de Cultura, Paulo Melo. Durante a explanação foi salientada e importância política da personalidade e da casa que era ponto de encontro e grandes articulações de lideranças do município.

Dr. João Carvalho Fagundes nasceu em Sesmaria da Cruz de Pedra, Interior, (Pindai) em 20/06/1883 e faleceu em 23/03/1968. Pecuarista, médico e farmacêutico foi Provedor da Santa Casa, Secretário de Saúde e Prefeito de Uruguaiana de 1926 a 1935.

O local sedia o Museu Raul Pont que será mantido. “Foram enormes as contribuições na política, saúde, educação e segurança. Dono da casa, fez grandes mobilizações naqueles ambientes. Nossa proposta é reconhecer e valorizar esse ilustre cidadão”, registrou o presidente do Legislativo, Carlos Delgado.