Carnaval fora de época terá campanha contra exploração sexual

A Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, também vai ganhar a Avenida Presidente Vargas, durante as três noites do carnaval fora de época de Uruguaiana. Na cidade, o coordenador da campanha será o vereador José Clemente Corrêa da Silva (PT). Serão distribuídos adesivos, camisetas e folders para os foliões e para o público.

A ideia da campanha, segundo o legislador municipal, é estimular as pessoas a denunciarem o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes pelo Disque 100 (um canal de comunicação direta para denúncias anônimas). “Não há bandeira partidária nesta campanha e o movimento de conscientização é de toda a sociedade, porque precisamos combater este crime que é silencioso e que está sendo cada vez mais percebido no país”, declarou o vereador. No ano passado, a média diária de denúncias pelo Disque 100 foi de 89 ligações em todo o país, superando a média de 54 em 2007.

Na noite de sábado, a campanha deverá receber o reforço do deputado estadual Fabiano Pereira (PT/RS) que também estará se somando às equipes que entregarão os adesivos no sambódromo da cidade. Os vereadores do PSDB, Rafael Alves, Josefina Soares e Neraí Kaufmann se solidarizaram com a campanha. Vale lembrar que Uruguaiana chegou a ser apontada em relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre a Exploração Sexual Infanto-juvenil do Congresso Nacional como uma das principais rota do crime no Brasil.

4 de março de 2009