Canalização de sangas são indicadas

A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhou solicitação de projeto e execução de canalização da sanga que atravessa a localidade conhecida vulgarmente de "Morro do Piolho", no bairro Francisca Tarrago, e deságua no arroio Cacareu, também do último trecho de sanga que percorre vários trechos dos bairros São João, Santana e Santo Antônio. A demanda foi apresentada pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes (Progressistas), na reunião do dia 10 de dezembro de 2020.

“São problemas antigos, a comunidade convive com a proliferação de insetos, o mau cheiro é diário e repugnante durante às refeições. Em alguns trechos, nos dias de chuva os moradores têm suas residências e pátios invadidos por água contaminada por esgoto, resíduos fecais, animais mortos, além da perda de móveis e a inutilização dos pátios. Por isso é necessário planejamento”, pontuou Irani.

No “morro do piolho”, com seu nascedouro na zona urbana Central, a sanga atravessa diversos quarteirões, com alternância de trechos canalizados (e com cobertura) e outros ao ar livre, aflora na altura da rua Marechal Deodoro, trazendo água contaminada por dejetos e outras substâncias, indo desta forma desaguar no Rio Uruguai.

Na segunda sanga citada, na maioria do seu percurso já tem seu leito recoberto em forma de galeria por obras realizadas pela prefeitura e, no interior das quadras, pelos próprios moradores. Entretanto, o chegar na altura da rua Santana, entre as ruas Joaquim Murtinho e Feliciano Ribeiro, a Sanga atravessa pelo interior daquela quadra (67E), saindo na rua Bento Martins, e daí atravessa a quadra (58E) em direção ao "perau do sapo" e Rio Uruguai.