Campanha de prevenção do câncer de próstata é lembrada pelos vereadores

A prevenção do câncer de próstata foi tema de debate na Câmara de Vereadores de Uruguaiana, nesta terça-feira (21/07/09). O médico urologista Antônio Costa fez uma exposição sobre tratamento e prevenção da doença na rede pública de atendimento de saúde de Uruguaiana. O médico destacou que homens devem começar a realizar os exames preventivos todos os anos, a partir da faixa etária de 35 a 40 anos. Costa salientou que os três tipos de exames utilizados para prevenção e diagnóstico do câncer (exame de sangue, exame de toque renal e exame de ecografia) estão disponíveis aos usuários da rede de saúde. “O câncer de próstata tem um crescimento evolutivo lento, podendo haver um intervalo de 3 a 4 anos para que os primeiros sintomas sejam sentidos pelo paciente. Quem realiza preventivamente o exame pode detectar o câncer na fase inicial e fazer um tratamento com sucesso de cura”, disse Costa.